segunda-feira, 21 de junho de 2010

AMISTOSOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA


MACEIÓ (AL), 21/06/2010 – Na última vez em que a seleção brasileira feminina de vôlei esteve em Maceió, em 2000, disputou um amistoso contra os Estados Unidos e ganhou por 3 sets a 1. De volta à capital alagoana 10 anos depois, o Brasil presenteou a torcida com mais uma vitória. Nesta SEGUNDA-FEIRA (21.06), a equipe superou o Japão por 3 sets a 0 (25/16, 25/16 e 25/20), no ginásio do Sesi. Antes da partida, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas no estado de Alagoas.
Este foi o terceiro dos quatro amistosos entre Brasil e Japão. Nos dois anteriores, realizados na última semana, em Natal, as brasileiras também saíram com a vitória. Nesta TERÇA-FEIRA (22.06), às 20h30, no ginásio do Sesi, as equipes farão o último jogo da série.
“Jogar contra o Japão é sempre interessante pela característica de jogo do time. As jogadoras são rápidas e defendem muito bem. Estamos melhorando jogo a jogo. O passe e o saque evoluíram. Gostei do comportamento do grupo, que manteve a concentração durante toda a partida”, comentou o técnico José Roberto Guimarães.
A oposto Natália, que começou como titular, comemorou a vitória. “Conseguimos sacar bem e desestabilizar o passe adversário. Fiquei feliz com o desempenho da equipe”, disse.
Em 2010, o Brasil disputará duas competições oficiais: o Grand Prix, que será realizado de 6 a 29 de agosto e terá a China como sede da fase final; e o Campeonato Mundial, de 29 de outubro a 14 de novembro, no Japão.
Maior vencedor do Grand Prix, com oito conquistas (94/96/98/04/05/06/08/09), o Brasil buscará a terceira medalha de ouro consecutiva. No Mundial, principal objetivo do time no ano, a seleção tentará o título inédito.
O técnico José Roberto Guimarães e o presidente da Federação Alagoana de Voleibol, Walter Pitombo, o Toroca, receberão uma homenagem pelos serviços prestados ao voleibol brasileiro. A solenidade será realizada nesta TERÇA-FEIRA (22.06), a partir das 14h, no auditório do Centro Universitário CESMAC.
No vôlei desde 1949, Toroca foi técnico da seleção alagoana e do CRB, clube pelo qual conquistou 40 títulos estaduais consecutivos. Como chefe de delegação da seleção brasileira feminina, esteve presente em três Olimpíadas: Los Angeles/84, Seul/88 e Barcelona/92. Além de presidente da Federação Alagoana, é vice-presidente da Confederação Brasileira do Voleibol (CBV).
Dono de uma carreira brilhante, José Roberto Guimarães, dentre outros títulos, é o único técnico bicampeão olímpico com as seleções masculina e feminina de vôlei – em Barcelona/92 e em Pequim/2008 respectivamente.
A última vez em que a seleção japonesa feminina esteve em Maceió foi em 1975. Na época, a equipe veio ao Brasil para disputar amistosos contra o CRB e a seleção alagoana, então treinada por Toroca.

EQUIPES:

BRASIL – Dani Lins, Natália, Mari, Jaqueline, Adenízia e Thaísa. Líbero – Fabi

Entraram: Ana Tiemi, Joycinha, Camila Brait, Paula Pequeno e Sassá

Técnico – José Roberto Guimarães

JAPÃO – Tominaga, Inoue, Yamaguchi, Ai, Ishida e Sakoda. Líbero – Hamaguchi

Entraram: Ino, Chie, Ebata, Yokoyama e Matsuura

Técnico – Masayoshi Manabe

Infelizmente, nossa capital, Aracaju, não teve o privilégio de receber uma única partida. Somente João Pessoa e Maceió receberam partidas amistosas. Se há 10 anos Maceió não recebia um jogo da seleção, Aracaju vai debutar seus 15 anos. Não recebemos nem campeonatos nacionais.
Fica aqui meu protesto mais uma vez com o descaso da nossa modalidade.

Um comentário: