Vai começar a maior competição do nosso esporte preferido. As grande estrelas agora defendendo seus clubes. Dia 09/12 começa a SUPERLIGA FEMININA, confira um pouco sobre cada equipe, escolha a sua e comece a torcer:
Essa será a terceira participação da equipe do ABC Paulista na Superliga. Na temporada de estreia (09/10), terminou na décima colocação e, na temporada 2010/2011, ficou em oitavo lugar. Tem como destaque a ponteira Ciça, capitã da equipe, que é dirigida por José Alexandre Pena Devesa.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: José Alexandre Pena Devesa
- Assistente Técnico: Ricardo Filipe Murbach Rodrigues da Silva
- Preparador Físico: Robson Coelho Guerreiro
- Fisioterapeuta: Elaine Cristina Bispo de Souza
- Massagista: Fábio Ruggi Rosa Pandufo
O time de Araçatuba está na Superliga desde a temporada 06/07, mas para a próxima edição do campeonato, chega ainda mais forte do que nos anos anteriores. As contratações do técnico Paulo Coco, assistente de José Roberto Guimarães na seleção brasileira, e da experiente central Walewska já seriam motivos suficientes para isso.
Mas o Vôlei Futuro investiu mais e também levou a central Carol Gattaz, a levantadora Ana Tiemi e a ponteira Fernanda Garay, além de ter mantido a ponteira Paula Pequeno e a oposto Joycinha no elenco que estará na disputa da Superliga 11/12.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Paulo Rego Barros Junior
- Assistente Técnico: Jorge Edson Souza de Brito
- Auxiliar Técnico: Glaison Luis Raimundo
- Preparador Físico: Flavio Feitosa Ciciliati
- Fisioterapeuta: Milena Nievas de Almeida
- Médico: Celio Shigueo Mori
A primeira participação da cidade na Superliga aconteceu na temporada 98/99, quando o Petrobras/Macaé ficou na oitava colocação entre os 12 times que competiram. De lá para cá, Macaé se mantém na disputa, sempre na busca por melhorar cada vez mais a classificação no campeonato. Para a 18ª edição da Superliga, o Macaé Sports mudou quase que totalmente sua formação e contratou a levantadora Jordane, a meio de rede Edna, a ponteira Neneca, a líbero Marcinha, entre outras. Outra novidade ficou por conta da contratação do técnico Chicão, que, na temporada passada, trabalhou com o voleibol masculino na equipe de São Caetano.
COMISSÃO TÉCNICA
COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Jaílson de Andrade Silva
- Assistente Técnico: Hermison Alves da Silva
- Auxiliar Técnico: Juliano Ferreira Lima
- Preparador Físico: Rafael Augusto dos Santos
- Fisioterapeuta: Álison Guimarães
- Médico: Alessandro Mitraud
- Massagista: Alexandre Almeida Adolfo
Tradicional clube da capital paulista, o Pinheiros está na Superliga desde a primeira edição, em 1994. Na época, se chamava Tensor/Pinheiros e terminou na sexta colocação entre os 10 participantes. Presente nas outras 16 edições, o Pinheiros é um dos nomes mais marcantes da competição. Na atual temporada, o time conta com o comando do técnico Wagner Fernandes e foi bastante reformulado em relação ao ano anterior, quando a equipe terminou na quarta colocação. Chegaram a levantadora Camila Adão, a meio de rede Ednéia, a meio de rede/ponteira Andréia, entre outras.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Wagner Luís Coppini Fernandes
- Assistente Técnico: Paulo de Tarso Milagres
- Auxiliar Técnico: Rafael Prado de Castro
- Preparador Físico: José Raimundo Leite
- Fisioterapeuta: Antônio Faria Júnior
- Médico: Júlio C. Nardeli
Na disputa da Superliga desde a temporada 07/08, o Mackenzie E. C. investiu em jovens talentos para esta temporada. O técnico Ricardo Picinin apostou na juventude e contratou a central Letícia Hage, destaque do bloqueio na última Superliga. Além dela, investiu em outras duas centrais jovens, Lara e Luciane, na oposto Ingrid e na líbero Sofia. Segundo o treinador, o intuito é contar com jogadoras jovens, mas que tenham muita vontade de ganhar. “Justamente por ser um time de pouca idade, a maior preocupação é fazer com que ele não oscile tanto durante o campeonato. Essa instabilidade é natural, mas temos que procurar minimizar isso”, explicou Picinin.
COMISSÃO TÉCNICA
COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Ricardo Furtado de Mendonça Picinin
- Auxiliar Técnico: Inácio Rodart da Silva Júnior
- Preparador Físico: Davidson Alves da Silva
- Fisioterapeuta: Vinícius Moreira Andrade de Araújo
- Médico: João Carlos Souza Dionísio
- Massagista: Gilmar Tadeu de Azevedo Fidelis (psicólogo)
Um dos clubes mais tradicionais do país, o Minas Tênis é presença certa nas edições da Superliga. Para esta temporada, a Usiminas/Minas continuará sob o comando do técnico Jarbas Soares, mas o elenco sofreu algumas mudanças. Chegaram a oposto cubana Daimy Ramirez, as centrais Fernanda Isis e Dani Oliveira, a ponteira Mariana Costa, entre outras. E, na opinião do treinador, o time passa a contar com jogadoras mais experientes e ganha em qualidade.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Jarbas da Silva Soares Ferreira
- Assistente Técnico: Marco Antônio Queiroga
- Auxiliar Técnico: Gustavo de Conti T. Costa
- Preparador Físico: Eliney Silva Melo
- Fisioterapeuta: Natalia Franco N. Bittencourt / Bruna Melato B. de Farias
- Médico: Rodrigo Otávio D. Araújo/Fabrício M. Bertolini/Haroldo Christo Aleixo
- Massagista: Rui Santos
Formada na temporada 09/10, a equipe do Sollys/Nestlé foi campeã da Superliga logo na primeira participação com esta formação, que veio em substituição ao Finasa, extinto com o fim do patrocínio. Na última edição chegou à final, mas foi superado pela Unilever. Para a Superliga 11/12, o time foi bastante reformulado. Chegaram as levantadoras Fabíola e Karine, a ponteia Juliana Costa, as opostas Ivna, Heloiza e Tandara, a central Bia e a americana Destiny Hooker. As jogadoras que fazem parte da seleção brasileira, Jaqueline, Thaísa, Adenízia e Camila Brait, foram mantidas no elenco.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Luizomar de Moura
- Assistente Técnico: Jefferson Arosti
- Auxiliar Técnico: Júlio Cézar Dias Lanzelotti
- Preparador Físico: Giovni Ciprandi
- Fisioterapeuta: Fernando Alves Fernandes / Thiago Menezes Lessa Moreira
- Médico: Tiago Fruges Ferreira
- Massagista: Carlos Everton do Nascimento Campista
O Banana Boat/Praia Clube é o mais novo participante entre os três representantes de Minas Gerais na Superliga Feminina. Essa será apenas a quarta participação da equipe na competição. A melhor classificação do time mineiro foi o sétimo lugar na edição passada, quando fez 22 jogos e teve oito vitórias e 14 derrotas. No primeiro ano (08/09), ficou na nona colocação, assim como na Superliga 09/10. O time é comandado pelo técnico Spencer Lee e, para a temporada 11/12, investiu na contratação de várias jogadoras, entre elas as levantadoras Camila Torquette, as ponteiras Dayse e Suelle, a oposto Monique Pavão, a central Giovanna, entre outras.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Spencer Lee C F Driessen Van Dijk
- Assistente Técnico: Amorival Gonçalves de Almeida Júnior
- Auxiliar Técnico: Rogerio Silva Muniz
- Preparador Físico: Eduardo Rodrigues Araujo
- Fisioterapeuta: Guilherme Augusto Moreira / Rodrigo Pacheco Rezende Engleitner
- Médico: Adenilson Lima e Silva
- Massagista: Camila Francisca da Silva
A grande novidade da equipe carioca para esta temporada é o retorno da levantadora Fernanda Venturini, quatro anos depois de anunciar sua aposentadoria das quadras de vôlei. A ponteira Natália Zilio foi outra contratação de peso do time heptacampeão da Superliga para esta temporada. Em busca do oitavo título do campeonato, a Unilever manteve em seu elenco as campeãs olímpicas Fabi, Sheilla, Mari e Valeskinha. A equipe comandada pelo técnico Bernardinho é a atual campeã da Superliga. Na decisão da última temporada, no ginásio do Mineirinho (BH), a Unilever venceu o Sollys/Nestlé por 3 sets a 0. Na temporada 11/12, o time do Rio de Janeiro não contará com a levantadora Dani Lins, transferida para a nova equipe do Sesi-SP, além das centrais Fabiana, que jogará no voleibol da Turquia, e Carol Gattaz, que defenderá o Vôlei Futuro. Permanecem no grupo a levantadora Roberta, as ponteiras Régis e Amanda, as centrais Juciely e Mara, a oposto Ju Nogueira e a líbero Juju Perdigão.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Bernardo Rocha de Rezende
- Assistente Técnico: Ricardo Gomes Tabach
- Auxiliar Técnico: Hélio Ricardo Griner
- Preparador Físico: Marco Antônio Jardim
- Fisioterapeuta: Guilherme de Britto Pereira Tenius
- Médico: Ney Pecegueiro do Amaral
A equipe do ABC paulista vem para esta temporada com mudanças no elenco. Do último ano, permanecem na equipe apenas a ponteira Fernanda e a central Carla. Na Superliga 11/12, o grupo de São Caetano será formado por atletas que mesclam juventude e experiência. A líder da equipe é a capitã Flávia de Assis, que está de volta ao clube após defender o Macaé Sports no último ano. O time de São Caetano contará com quatro atletas que defenderm a seleção brasileira infanto-juvenil no Cameponato Mundial, em agosto, na Turquia: a levantadora Nayara, a ponteira Paula Mohr, a oposta Rosamaria e a líbero Juliana. Outro jovem destaque é a ponteira Isabela Paquiardi. Vice-campeã mundial juvenil, em julho, no Peru, Isabela terá a terá a oportunidade de atuar efetivamente no time adulto. Na última edição da Superliga, a atacante teve a chance de entrar em algumas partidas. O técnico do time paulista continua sendo Hairton Oliveira.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Hairton Cabral de Oliveira
- Assistente Técnico: Fernando Gomes
- Auxiliar Técnico: Carlos Vicente Ferreira Júnior
- Preparador Físico: Pedro Evaristo Cândido Glugoski
- Fisioterapeuta: Carlos Pires Neto
- Médico: Dr Marcos Bussas
- Massagista: Carlos Pires Neto
Estreante na Superliga, a equipe da capital paulista foi formada neste ano, incentivada pela conquista do time masculino na temporada 10/11. O objetivo é estar entre os grandes times da competição. Com a nova formação, outra novidade: a contratação do técnico Talmo Oliveira e sua transferência do masculino para o feminino. Com alto investimento, a equipe contratou nomes fortes, entre eles jogadoras de seleção brasileira, como a levantadora Dani Lins e a ponteira Sassá. Além de outros destaques como a meio de rede Natália Martins, que esteve com a seleção brasileira na Copa Yeltsin, e a oposto Elisângela, que estava no voleibol japonês. O time forma uma dobradinha com o masculino do próprio Sesi-SP, comandado pelo bicampeão olímpico Giovane Gavio, ente os mais fortes da Superliga 11/12.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Talmo Curto de Oliveira
- Assistente Técnico: Alexandre Dantas Borges Ferrante
- Auxiliar Técnico: Giuliano Ribas
- Preparador Físico: Sérgio Mançan
- Fisioterapeuta: Raphael Planas Corrêa da Silva
- Médico: Maurício Póvoa Barbosa / Pablo Baptistão / Sérgio Augusto Xavier
- Massagista: Raphael Planas Corrêa da Silva
A equipe Rio do Sul conquistou o direito de estrear na Superliga depois de garantir a vaga na decisão da Liga Nacional, no mês de setembro. Na final, a equipe catarinense ficou com o título ao derrotar, no tie-break, a Uniara, de Araraquara (SP). O time manteve a base utilizada pelo time de Brusque na Superliga passada e contratou novas jogadoras que estiveram na disputa do Campeonato Paulista pelas equipes de Araraquara, Piracicaba e do ADC Bradesco. Além da busca por bons resultados na Superliga, o time de Rio do Sul tem a missão de levar lazer à população da cidade que passou por um problema recente de enchente, em setembro deste ano.
- COMISSÃO TÉCNICA
- Técnico: Rogério Pureza Portela
- Assistente Técnico: Luís Henrique Mercante da Silva
- Auxiliar Técnico: Rafael Machado da Conceição
- Preparador Físico: Gerson Ropelato
- Fisioterapeuta: Gabriela Martins Klein de Moura
- Médico: Adriano Luís Brasil da Silva
- Massagista: Nilson da Silva
FONTE: CBV
Nenhum comentário:
Postar um comentário