SELEÇÃO MASCULINA: Bernardinho define grupo para o Campeonato Mundial
Equipe brasileira embarca para a Alemanha na próxima quarta-feira
O ponteiro Thiago Alves e o central Éder foram dispensados pelo técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, e não disputarão o Campeonato Mundial, na Itália, entre os dias 25 de setembro e 10 de outubro. A seleção brasileira embarcará na próxima QUARTA (15.09) para a Alemanha, onde fará seu período de aclimatação e aproveitará para disputar três amistosos contra os alemães.
Os jogadores que buscarão o tricampeonato mundial (2002 e 2006), na Itália, são: Bruno e Marlon (levantadores), Leandro Vissotto e Théo (opostos), Rodrigão, Lucas e Sidão (centrais), Giba, Dante, Murilo, João Paulo Tavares e João Paulo Bravo (ponteiros) e Mário Jr e Alan (líberos).
O Brasil estreará no Mundial no dia 25, contra a Tunísia. Em seguida, a equipe brasileira, que está no grupo B, jogará com a Espanha (dia 26) e Cuba (dia 27).
Vinte e quatro seleções disputarão o Mundial. No grupo A, estão Itália, Japão, Egito e Irã. No C, Rússia, Porto Rico, Austrália e Camarões. No D, enfrentam-se Estados Unidos, Argentina, Venezuela e México. Na chave E, jogarão Bulgária, República Tcheca, França e China. Na F, Sérvia, Polônia, Alemanha e Canadá.
SELEÇÃO FEMININA
– Até a última semana, Fernanda Garay estava pronta para embarcar para Tóquio e se apresentar ao NEC, clube pelo qual jogará a próxima temporada. Mas um telefonema de José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira de vôlei, provocou uma feliz mudança de planos. Com a contusão das ponteiras Mari e Paula Pequeno durante a fase final do Grand Prix, o treinador convocou Fernanda para os treinamentos visando à disputa da principal competição do ano: o Campeonato Mundial, entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro, no Japão.
“Não esperava esta convocação. É uma oportunidade de ouro que caiu nas minhas mãos. Iria para o Japão no próximo dia 15 para me apresentar ao NEC. Mas o Zé Roberto me ligou na semana passada e me chamou para os treinos. Fiquei surpresa. Agora, espero ficar com a seleção e disputar o Mundial. Vou me esforçar ao máximo para isso e ajudar a equipe no que for possível. Se eu for para o campeonato, já fico no Japão direto e me apresento ao clube logo depois”, disse Fernanda Garay, que defendeu o Pinheiros/Mackenzie (SP) na última Superliga.
Apesar de radiante pela oportunidade de brigar por uma vaga no grupo que lutará pelo inédito título mundial, a ponteira lamentou as contusões de Mari e Paula. “Fico muito feliz por estar aqui treinando e buscando meu espaço na seleção. Pena que esteja sendo desta forma, com a Paula e a Mari machucadas. Sei que antes das lesões, o grupo já estava praticamente definido para o Mundial. Mas agora vou me dedicar e trabalhar muito”, completou Garay.
Depois de conquistar a medalha de prata no Grand Prix 2010, no dia 29 de agosto, a seleção feminina voltou aos treinamentos no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), na última segunda (06.09). As novidades em relação ao grupo que garantiu o vice-campeonato são Fernanda Garay e a meio de rede Carol Gattaz. O técnico Zé Roberto afirmou que não pretende fazer mais nenhuma convocação até o Mundial.
“Ainda tenho dúvidas para definir o grupo para o Mundial, mas não devo fazer nenhuma outra convocação. Do grupo de jogadoras que temos aqui conosco, vamos selecionar as 13 ou 14 que disputarão a competição”, disse o treinador, que ainda não decidiu o número de atletas que levará para o campeonato. Segundo as regras, as possibilidades são levar 14, sendo necessariamente duas líberos, ou 13, sendo 12 jogadoras “comuns” e apenas uma líbero.
Em Saquarema, além de Garay e Gattaz, Zé Roberto conta com as levantadoras Fabíola e Dani Lins, as opostos Sheilla e Joycinha, as ponteiras Jaqueline, Natália e Sassá, as centrais Fabiana, Thaísa e Adenízia e as líberos Fabi e Camila Brait.
Mari, que operou o joelho direito no último sábado e teve de reconstruir o ligamento cruzado anterior, não tem chances de disputar o Mundial. A ponteira só voltará às quadras em seis meses. Já Paula Pequeno, que sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo, deve retornar em três semanas.
“Ainda estou na expectativa pela recuperação da Paula. Sigo com esperanças até o último momento. A Mari é uma grande perda. É uma jogadora importante dentro e fora da quadra”, comentou Zé Roberto. “Mas a Fernanda Garay chegou agora e está treinando muito bem”, elogiou o treinador.
A seleção feminina viajará para o Japão no dia 20 de outubro para o período de aclimatação. Antes disso, a equipe disputará amistosos com a seleção dos Estados Unidos, campeã do Grand Prix. O local e as datas dos jogos ainda serão definidos.
Fonte: CBV